sexta-feira, 22 de julho de 2011


Manifesto em defesa da CEUACA

Somos estudantes e moradores da Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (CEUACA), a Casa de Estudante mais antiga de Porto Alegre. Aparício Cora de Almeida foi um ativista do movimento estudantil que pagou com sua vida para que hoje nós pudéssemos estar aqui e é mais do que justo continuarmos a luta desse militante tão ativo na causa estudantil. Esta casa, que foi uma conquista do movimento estudantil combativo, surgiu com o intuito de continuar a luta estudantil, para que tivéssemos um ponto de referência e abrigo para expor nossas ideias, projetos e atividades sociais não só para os moradores, mas também para a comunidade. Com este Manifesto queremos ressaltar a importância dessa casa na vida dos estudantes universitários carentes do Brasil e de outros países, e denunciar o ataque que ela está prestes a sofrer. 
            A CEUACA passa por uma grande ameaça: a remoção dos estudantes da casa e sua possível transformação em um domínio privado. Sabemos que este processo está sendo encabeçado pelo Ministério Público (MP), e que a remoção está sendo facilitada apressadamente pelo Governo do Estado, MP e, inclusive, pela própria direção da casa, que não organiza resistência alguma e controla todas as principais informações, mantendo-as em segredo.
Está claro que há interesses obscuros nessa remoção dos estudantes da casa. Sabemos que em Porto Alegre estão acontecendo várias expropriações de comunidades de baixa ou nenhuma renda do entorno do centro histórico e a nossa casa está em um local privilegiado, sendo alvo da cobiça das empreiteiras.

Precisamos resistir!
No semestre anterior o governo tinha outra proposta que era de doar o prédio para os estudantes. Neste semestre a situação mudou: pediram a reintegração de posse do prédio justamente num momento em que acompanhamos na grande mídia inúmeros casos de corrupção envolvendo as empreiteiras e os seus interesses “sigilosos”, sempre atendidos pelos governos de plantão. O agravante é que a direção da casa está trabalhando no sentido de entregar a casa: passa informações confusas aos moradores, não convoca com antecedência e amplamente às assembleias, controla as principais comissões internas e não deixa espaço para os estudantes da base. Como se tudo isso não bastasse, já aceitou a ideia de irmos para uma “nova moradia” que fica na zona norte de Porto Alegre que, além de ficar numa localidade de difícil acesso, os moradores seriam amontoados em 5 quartos para  80 estudantes que somos atualmente,ou seja ficaremos em 16 estudantes por quarto acabando com a privacidade e sem ter sistema de lavanderia, cozinhas e banheiros suficientes que hoje dispomos.
Pequenos fatos demonstram que a direção da casa está empenhada no despejo dos estudantes e na entrega da casa: a porta que dá acesso para cozinha da casa foi ditatorialmente fechada com cadeado, deixando os moradores sem a possibilidade de cozinhar no coletivo da CEUACA. A explicação para o fechamento da porta é para que os moradores não tenham acesso ao salão social para que não façam as suas Confraternizações e Reuniões, mas o fato concreto é que impossibilita os estudantes de utilizarem um espaço coletivo, que seria uma opção mais econômica.
            É por essas e por outras que dizemos que a direção da CEUACA está a favor do governo e contra os estudantes. A sua continuidade à frente da casa significa o seu fim. Frente a esta realidade, o movimento em defesa da CEUACA exige:
- Fim das negociações de bastidores com o governo! Pela formação de um comitê de base dos moradores que participe das negociações com o governo junto à direção!
- Imediata reabertura da cozinha para que possamos cozinhar coletivamente!
- Democratização das coordenações internas, em especial a jurídica e da mídia. Destituição imediata dos coordenadores que não se submetem a votação da maioria e eleição de novos.
- Por assembleias amplas, melhor organizadas e convocadas com 48h de antecedência.
- Contra os critérios excludentes de seleção de novos moradores: abrir a casa aos estudantes carentes e aos estrangeiros.
- Em defesa da CEUACA! Contra o despejo, construir a resistência! Contra a direção burocrática que está no comando da casa. Pela construção de uma nova direção!

       Precisamos de ajuda e queremos com este manifesto construir um grande movimento de resistência e de defesa da CEUACA! Convocamos todos os moradores da casa, os estudantes, os diretórios centrais de estudantes (DCEs), os diretórios acadêmicos (DAs), os grêmios estudantis, os movimentos sociais e os sindicatos a nos ajudarem na construção dessa resistência!

Desde já agradecemos!
 Estudantes da CEUACA que compõem o Movimento Aparício Cora de Almeida vive!

“A arma mais poderosa nas mãos do opressor é a mente do oprimido.” Steve Biko

27 comentários:

  1. "SE VOCÊ TREME DE INDIGNAÇÃO PERANTE ALGUMA INJUSTIÇA NO MUNDO, ENTÃO SOMOS COMPANHEIROS!" Che

    ResponderExcluir
  2. Estou de acordo com a utilização das mídias digitais para realizar seus protestos e explicitar suas indignações e também não entrarei no mérito de sua causa. Apenas peço: Quem escreveu e postou este manifesto e assina como "Estudantes da CEUACA que compõem o Movimento Aparício Cora de Almeida vive!"???
    Na minha concepção particular, toda forma de reclamação e protesto deve ser ASSINADA por quem a realiza, no intuito de cooperar na solução do problema. Quando apenas se critica, sem sugerir melhorias e sem ao menos ter a hombridade de mostrar a cara e não se mascarar por trás de um pseudonimo apenas colabora com o surgimento de desconfianças, intrigas e desmotiva quem está, de forma correta ou não, empenhado em resolver a situação e preservar a continuidade da Casa.
    Creio que Aparício Cora realizou todas seus feitos e lutou pelas condições dos estudantes de cara limpa e nunca precisou fazer nada por de trás dos panos, pelo contrário, deu a cara a tapa e morreu como um herói lutando por nós, estudantes. Na minha opinião, honrem o nome do homem que dá nome a nossa Casa e ao seu blog e mostrem a cara, tenham coragem de AJUDAR e TRABALHAR PELA CASA sem se esconder atrás de um computador..

    Att, Vando Augusto Rigo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Vando não será através de críticas expostas em uma rede social que resolveremos os problemas da casa. A solução será encontrada através do diálogo. Para isso a pessoa que assina em nome de todos os moradores da CEUACA deve tomar conhecimento sobre o que realmente TODOS pensam sobre o assunto antes de postar qualquer coisa ou fazer qualquer acusação.É necessário ter total conhecimento da situação antes de tudo. Tenho certeza que a Diretoria da casa está aberta à prestar esclarecimentos sobre qualquer dúvida em relação ao assunto.

    Att,

    Aline Tabaldi - Moradora da CEUACA

    ResponderExcluir
  4. Eu sou moradora desta casa do estudante, não sou da diretoria, e sou contra este "Manifesto" MENTIROSO. Tudo o que esta escrito neste blog é completamente falso. Quem são estes moradores do "Manifesto"? Dois ou três que querem de alguma forma prejudicar esta casa. Eu como moradora me preocupo com esta reforma, afinal além de ser o único teto que tenho, esta casa ainda exerce uma função social, de abrigar estudantes universitários. Ninguém aceitou morar na zona norte de Porto Alegre, as fotos e endereço foram mostrados para todos os estudantes que se interessaram, temos diversos estrangeiros nesta casa. O cadeado que foi posto na cozinha não foi violado e foi posto para evitar acidentes com festas que aconteciam de forma irregular, onde ninguém se importava com as regras de convivência e utilização do espaço coletivo. Direção Burocrática? Esta é uma casa de estudantes, uma moradia coletiva e que possui um estatuto, ele foi feito para organizar o gerenciamento da casa.
    As reuniões feitas extras além da assembléia sempre foram abertas para a participação dos interessados, só não compareceu quem achou que tinha compromissos muito mais importantes do que defender esta casa, as assembleias tem um tempo mínimo de convocação, que sempre foram respeitados.
    Quem esta assinando por todos os moradores que mostre a sua cara, não tenha medo de lutar por seus ideais, eu não tenho medo de declara-me contra e por isso este comentário será assinado.
    Um blog sem assinatura do blogueiro é o mesmo que um livro sem autor. De que serve? Qualquer um escreve qualquer coisa anonimamente, mas quem mostra a cara e diz o que realmente pensa?
    Peço que quem tem a coragem de escrever estas acusações que tenha a mesma coragem de se mostrar, de assumir a sua luta, não se esconder atrás "dos moradores".

    Sabrina de Oliveira - Moradora da Casa do Estudante Aparício Cora de Almeida

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o colega Vando, quem realmente quer uma solução e não tem vergonha ou medo de expor sua opinião também não deve temer sua identificação!!!
    Att Ingrid Souza
    moradora da CEUACA

    ResponderExcluir
  6. Todo apoio a luta pela permanência dos estudantes na CEUACA. A casa é patrimônio do estudantes e uma conquista do movimento estudantil.O momento é de união dos estudantes contra quem quer despejar os estudantes residentes da casa, quer seja o governo, direções e outras instituições que não levam em consideração a necessidade e as demandas estudantis.

    ResponderExcluir
  7. Caro Vando e cara Aline,

    Quem não sugeriu melhorias? No manifesto estão expressas inúmeras propostas para o melhoramento e o bom andamento da casa. Quais são elas?

    - Fim das negociações de bastidores com o governo (ou com as empreiteiras?)! Pela formação de um comitê de base dos moradores que participe das negociações com o governo junto à direção!

    - Imediata reabertura da cozinha para que possamos cozinhar coletivamente!
    - Democratização das coordenações internas, em especial a jurídica e da mídia. Destituição imediata dos coordenadores que não se submetem a votação da maioria e eleição de novos.
    - Por assembleias amplas, melhor organizadas e convocadas com 48h de antecedência.
    - Contra os critérios excludentes de seleção de novos moradores: abrir a casa aos estudantes carentes e aos estrangeiros.

    E existem outras. Sobre isso vocês não falam nada. Porque? Será que quem está fugindo do debate não são vocês? Será que não se escondem atrás da posição de dirigentes da casa e todo o poder que esta condição lhes outorga?

    E sobre as intrigas e as desconfianças que vocês levantaram pra confundir o debate, acho interessante dar uma palavrinha: a desconfiança surge quando ocorre conflito de informações. Cada membro da direção fala uma coisa diferente do outro. As negociações para a desocupação da casa estão sendo acompanhadas por quem? Porque não abrem uma comissão composta por qualquer morador que deseja participar destas negociações secretas (de dentro e de fora da casa, inclusive)? Porque não abrem as comissões jurídicas e de mídia para os demais moradores? Porque a direção controla tudo de forma autoritária e despótica? Porque a direção intimida quem se opõe aos seus métodos burocráticos? Quando a casa será realmente desocupada: agosto, outubro, dezembro?

    Se querem realmente resolver e preservar a casa devem agir desse modo, isto é, de forma transparente. E porque agem de forma inversa?

    Vocês falam de Aparício Cora, falam em "honrar o nome dele", mas são a negação acabada do que ele representou. Vocês serão os responsáveis por apagar a memória de um lutador social, por entregar a conquista do suor de sua luta. Se as pessoas não se assumem publicamente é porque dentro da casa impera uma ditadura, uma censura prévia, um regime de terror, típico de qualquer regime militar.

    Mas fiquem sabendo que são muitos que compõem o movimento e que este tem apoio externo. Eu não moro na casa mas estou de olhos bem abertos ao que se passa aí dentro. Estou acompanhando cada passo da direção e pronto para denunciar publicamente qualquer vacilo e qualquer movimentação no sentido de entregar a casa! Todo aquele morador que não se posicionar a favor deste blog está sendo conivente (quer queiramos ou não) com a entrega da casa, com o seu fim, com a sua transformação em um domínio privado; com o fim do nome do lutador estudantil Aparicio Cora. Escrevam em letras douradas estas palavras, pois elas serão proféticas!

    ResponderExcluir
  8. Caras Sabrina e Ingrid: reflitam sobre estas palavras. O manifesto do blog está alertando para um processo que já está em curso. A direção não está defendendo a casa, mas preparando a sua entrega. Todos os fatos levam a crer que esta casa é dirigida por uma direção autoritária e burocrática. E pelos relatos que chegam aqui fora, as assembleias são muito mal convocadas, métodos típicos de uma burocracia que não tem interesse na participação de base.



    À aquelas consignas que o manifesto já levantou eu acrescentaria aqui de fora mais essa:
    - Contra a perseguição interna! Abaixo a ditadura!

    Se necessário for acionaremos DCEs, DAs, movimento estudantil, movimento sindical, movimentos sociais (e seus respectivos aparatos jurídicos)!

    Fiquem espertos!
    Nós aqui fora estamos de olhos bem abertos!

    Saudação aos grandes lutadores de dentro da casa!
    Eduardo Cambará - professor do estado e militante dos movimentos sociais

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Caro Eduardo, não acredito que o governo seja bomzinho, mas também temos um MP permeando negociações. Sabemos que muitas das reuniões não são obrigatórias, mas sabemos que quem não participa delas é porque não se interessa. Com certeza você esta falando sobre algo que você realmente não conhece. Eu moro nesta casa e você? Esta aqui para saber como é o nosso dia dia, esta aqui para saber a quantidade de estudantes que não paga o rateio por preferir gastar R$ 80,00 reais em festas, ou roupas e não tem dinheiro para honrar o teto em que vive, esta aqui para ver quais são os moradores que trabalham pela casa ao invés de ficar de braços cruzados olhando os outros e rindo da cara dos que fazem algo? Se você realmente quer saber sobre as negociações, sobre o que esta realmente acontecendo, se tem coisas por de baixo dos panos, se a diretoria esta sendo ditatorial porque não procura outros estudantes. Toda moeda tem dois lados, com certeza não acredito no envolvimento da diretoria em negociações obscuras com governo, pois qualquer passo que dão eles convocam todos aqueles que estiverem interessados à ouvir. Quem esta falando estas mentiras provavelmente participou de uma ou duas reuniões e esta querendo se promover em cima da ingenuidade das pessoas que não moram nesta casa.
    Não existe ditadura, sempre que solicitamos esclarecimentos a diretoria esta disposta à nos atender e convoca reuniões para deixar tudo o mais transparente possível.
    Eu não quero que este teto acabe, antes de mim muitos estudantes já viveram aqui e depois de mim desejo que muitos venham, eu obviamente estou preocupada com a situação e nunca lutaria pela extinção da casa. Não se deixe iludir por um ou dois. Utilize seu pensamento crítico para todos que lhe expõe idéias e não somente para alguns que você conceitua previamente como o lado negro da força.

    ResponderExcluir
  11. Se a casa é dos estudantes e é democrática como alguns dizem....como falar em PODER - "fazendo papel de FANTOCHE/PALHAÇO de alguém da casa que pretende chegar ao poder (já que na outra tentativa não conseguiu ser presidente.."caro Anônimo? Falar em chegar ao PODER não é falar em democracia e sim falar em um ou uns com o total autoritarismo sobre a casa, neste caso. Isso é ditadura!E se você pensa que estar na direção da casa é exercer PODER, bem, ai você pensa em um formato ditatorial mesmo...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Não sou moradora da casa, mas muito tenho escutado de moradores que sim, tem medo de se identificar, porque outros que não aceitaram as arbitrariedades da direção simplesmente foram expulsos em reuniões que por vezes nao tinham nem quorum mínimo.
    E como disseram, existem sim estrangeiros morando na casa, mas eles sao vítimas de preconceito, de racismo. Alias, nao apenas estrangeiros negros e latinos sao vitimas de preconceito, brasileiros negros também já sofreram.
    Quando roubam alguma coisa saem acusando os estrangeiros, os negros, por quê?
    É mentira que já foi dito por alguns moradores que era melhor impedir o acesso de africanos a CEUACA?
    O que torna essas situaçoes ainda mais absurda é que todos sao estudantes, temos estudantes perseguindo estudantes.
    Olha, tudo que eu já ouvi de alguns moradores me fazem acreditar que o autor do blog nao está mentindo nem exagerando.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, vamos com mais calma, sem acusações. Não sabemos quem esta escrevendo este blog, mas com certeza não são OS MORADORES da Ceuaca.
    Acusações de xenofobia e racismo são muito graves, e eu como moradora, integrante do departamento cultural desta casa me sinto lesada por estas acusações. Sou de origem mestiça, minha pele é branca, mas minha família é constituída por alemães, italianos, índios, negros, portugueses é até um pesinho no espanhol. Nunca tive uma atitude xenófoba e/ou racista e nunca vi alguém desta casa agindo de forma preconceituosa.
    O que ocorre nesta casa é um problema grave, de pessoas que já se formaram e não continuaram sua formação acadêmica e ainda continuam morando na casa, pessoas de hábitos agressivos que por isso foram expulsas em assembléia pela grande maioria dos votos, estas mesmas pessoas não pagam o rateio das despesas, não ajudam no processo de organização da casa, não colaboram com os que estão trabalhando por ela e ainda trazem amigos para usar a luz, a água, os espaços comuns, usufruir do que os outros estudantes estão lutando para manter de pé. Pergunte a estes moradores se pelo menos eles limpam o vaso em que mijam? Mas eu já adianto, a resposta é não. Só sabem usufruir do que os outros lutam para manter.
    Se estas acusações de xenofobia e racismo são verdadeiras quero que esta pessoa comprove, pois eu mesma morando aqui nunca vi isso, quero que esta pessoa me convença de que atitudes covardes deste nível ocorrem nesta casa, se esta pessoa me convencer lutarei ao lado dela.
    Jamais podemos generalizar e classificar o caráter de alguém pela raça, crença ou etnia, estes itens não definem o comportamento de ninguém, por isso é completamente equivocado acusar um determinado grupo de ladrão ou levantar suspeitas sobre os mesmos.
    Já houveram momentos em que objetos foram furtados da casa, mas muitos dos moradores viram uma pessoa estranha, que não era amigo de ninguém e levantaram suspeitas sobre ela, e fiquem surpresos esta pessoa não era negra, nem estrangeira. Era brasileira mesmo, pois este indivíduo chegou a falar com pessoas da casa no portão onde foi pego fuxicando na fechadura para tentar entrar.
    Todas as últimas ações da diretoria foram definidas em assembléia, com o voto da maioria dos moradores, como fechar a cozinha e a composição final das comissões.
    Nunca presenciei alguém sendo expulso de reunião nenhuma e sempre participei de todas, falando em reuniões, o que precisa de quorum são assembleias, as quais devidamente registradas em ata nunca burlaram esta regra. Já reuniões a participação é de livre e espontânea vontade, não sendo necessário um quorum mínimo, pois servem apenas de discussões para alguns temas e não definem ações que interferem no dia-a-dia da casa.
    Se comprovadamente alguém esta sofrendo algum tipo de racismo, xenofobia, ou ameaças como foi sitado em comentários anteriores e até na página principal do blog, esta pessoas deve reunir todos os fatos, as provas e buscar a justiça, pois não é num blog, ou em conversas informais que os supostos opressores vão ser punidos, se realmente há alguma irregularidade se deve buscar a justiça e fazer com que ela se cumpra, a punição efetiva de quem esta oprimindo deve ser feita, mas por meios mais idôneos e eficazes, não por meras acusações sem um alicerce sólido. As palavras, tanto escrita como falada aceitam qualquer coisa, mas para fundamentá-las eu preciso comprovar, apresentar provas. Então? Quais são as provas destas acusações feitas pelos "moradores" desta casa?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Uma minha resposta para este blog e aos seus responsáveis. O meu texto "Difamação é Crime", em http://filosofiacom-alexandrevalentulus.blogspot.com/2011/08/difamacao-e-crime.html

    ResponderExcluir
  19. O certo é que o blog está cumprindo seu papel: demonstrando as arbitrariedades da direção da casa, seu papel despótico de ditadura escancarada, de perseguição à aqueles que se opõem aos seus métodos e a sua tentativa de entregar a casa. Se a casa é bem administrada porque é que trancaram à cozinha com cadeado? Porque as pias da lavanderia estão entupidas, porque a casa está caindo aos pedaços enquanto a direção desfruta de todo o conforto, com geladeira e máquina de lavar privadas em seus domínios? Não deveria propor campanhas financeiras para modernizaram à casa? Comprarem máquinas de lavar coletivas?

    Se é apenas uma reforma o que a direção está propondo -e não a sua entrega definitiva ao domínio privado - porque teme tanto este blog? Se é apenas uma reforma então apresentem documentos que comprovem a reforma, o número do processo, nome dos arquitetos e engenheiros responsáveis, realizem uma assembleia de esclarecimentos para todos moradores da casa (e inclusive observadores de fora)! Se não existe apoio interno dentro da casa e fora dela, porque a direção da casa e seus cúmplices simplesmente não ignoram o blog? Caso seja obra de mentes fantasiosas, este blog deveria ser lançado a sua própria sorte, ao esquecimento. Mas porque os agentes da direção (como os seus "anônimos") não procedem dessa forma? Não há dúvidas que é porque tem culpa no cartório; porque estão entregando à casa à instituições "filantrópicas" privadas! E isso tudo, cara Sabrina, é questão de tempo. E mesmo que você pense que esteja trabalhando pela conservação da casa (o que eu lamento profundamente), na realidade está trabalhando pela sua extinção e pelo fim de sua memória, inclusive, quer queira ou não! E lhe falo isso com todo o meu respeito, numa tentativa de alertá-la!

    Se a direção não é ditatorial e exerce um poder justo e "amigável", porque faz berreiros virulentos pelos corredores da casa intimidando os seus moradores? Porque ameaça? Pensa que não estamos vendo tudo o que se passa aí e que não divulgaremos cada repressão, cada ataque, cada assédio moral para toda a população, para as comunidades escolares e acadêmicas?

    Saibam os "desavisados" que a direção mantém reuniões de bastidores com o governo - que como todos sabemos - são capachos das empreiteiras. A Copa vem chegando aí, os interesses políticos e eleitorais se afloram. Caso isto seja uma "calúnia" e a direção não proceda assim, que façam reuniões abertas, que democratizem as comissões de dentro da casa, que desentupam as pias da lavanderia para os moradores poderem lavar roupas, que deixem a cozinha livre, façam campanhas financeiras coletivas para comprarem máquinas de lavar coletivas, aceitem a casa quando o governo lhes oferece e não chantageiem aqueles que dependem desta moradia para se manter estudando!

    Que a direção saiba: vamos resistir até a última gota de sangue!

    Não voltarei ao "tempo e o vento", mas seguirei sendo um fantasma, um espectro que vai atormentar os sonhos de enriquecimento ilícito dos dirigentes dessa casa, que denunciará cada vacilo, cada informação que não confere, que não bate! Deixamos os contos da "chapeuzinho vermelho" do "lobo mau" para a direção, que pensa que todos aí dentro são crianças que acreditam em papai noel e coelhinho da páscoa!

    ResponderExcluir
  20. Pessoal, alguem sabe porque o site da Ceuaca não aparece mais?
    Digo o site oficial. Vai acabar mesmo a casa de estudantes? que pena!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. "Anônimo", retornei!

    Que deprimente responder uma postagem tão baixa como a sua, "anônimo da direção"! Todo o seu palavrório, os seus xingamentos, os votos piedosos de "santinho do paoco" só denotam a sua ausência de razão, o seu rabo preso, a sua tentativa desesperada em entregar a casa. Poderia ter nos poupado de argumentos tão baixos. Mas no fundo eu entendo o seu desespero em não poder tirar este blog do ar e procurar desmoralizá-lo com toda a sua força! Nesse intento você só desmoraliza a si mesmo e a própria direção da casa, que está comprometida em entregá-la.

    Vamos tentar esclarecer as suas distorções (não por você, que merece só o nosso desprezo, mas pelos moradores honestos dessa casa):
    1) Ninguém quer a sua geladeira e sua máquina de lavar que foram compradas com dinheiro suspeito (casualmente às vésperas da entrega da casa). O que foi dito é que a direção desta casa (tão "preocupada com o bem comum e cheia de propostas para melhoramentos") deveria organizar CAMPANHAS FINANCEIRAS COLETIVAS para comprar MÁQUINAS DE LAVAR e GELADEIRAS COLETIVAS! A direção "tao preocupada com a casa", deveria imediatamente desentupir as pias da lavanderia. E porque não o faz? Isso você não respondeu e só tergiversou, ficou choramingando votos piedosos, se fazendo de vítima (ó céus, ó vida, eu sustento toda a casa com o meu suor enquanto esses "vagabundos ficam dormindo" - mas sobre a pia entupida não disse um único "ai" e sobre o lixo espalhado pelo chão também não).

    2) Até onde se sabe essa casa deve abrigar estudantes carentes (nacionais e/ou estrangeiros). Você que tem condições de construir uma suíte privada com todo o luxo e conforto, deveria ceder o lugar para os verdadeiros estudantes carentes. Porque não o faz? Será que é porque está preocupadíssimo com as transações em relação à entrega da casa? Ou ainda: será que é porque pra você a direção da casa se tornou um "negócio privado", um aparato que você usa ao seu bel prazer, pouco se importando com quem realmente depende da casa, chantageando-os e ameaçando-os (quando lhe questionam) e lhes bajulando (quando são "amigos")?

    Vagabundo e vadio é você "Sr. anônimo", interessado em enriquecer às custas da coletividade e posando de "bom moço trabalhador". Mas com todo o seu berreiro você simplesmente confessa a sua culpa no cartório. Na verdade quem paga os eletrodomésticos privados de vocês é a coletividade, que sustenta aquela casa, apesar de vocês, apesar da sua direção, que dirige a casa de cima pra baixo, como um rei absolutista que possui todo o conforto enquanto a plebe vegeta na miséria. Muitos moradores trabalham como podem e você bem sabe disso! Chamá-los de marginais é racismo, é a prova de uma decadência moral típica das classes opressoras, preocupadas com a concretização dos seus "negócios particulares". Marginal são vocês! Para ser mais preciso: são uma quadrilha, uma gangue, interessada em usar a casa como moeda de troca pros interesses escusos de vocês.

    3) Você diz "Cansei de trabalhar pela casa para vagabundos como tu! Cansei!". Cansou de quê? De mandar e desmandar? De ter que fingir que cumpre o estatuto que tu cobra de todo mundo? O melhor que você faz é ir embora mesmo, mas pra nunca mais voltar e pra bem longe. Mas alertamos aos demais que ninguém deve lhe dar ouvidos (e a maioria nem pode lhe dar ouvidos, porque não tem para onde ir)! Está tentando desocupar a casa com todas as suas forças e agora dá essa desculpinha desprezível de que "vai convencer os outros". Como pretende convencê-los? Com um processo judicial, uma faca ou um 38? Na verdade, você está intimando as pessoas a saírem, está obrigando na medida em que tranca a porta da cozinha, que não desentope a pia, que intimida os moradores. Esta é a tática de vocês e já está bastante claro para quem quiser ver.

    ResponderExcluir
  24. Como seus argumentos são de ocasião eles mudam conforme o "tempo e o vento" e não se sustentam. Ontem você era o campeão da "defesa das melhorias da casa". Hoje você é o "cansado", o "coitadinho", o "injustiçado". Se eu não tivesse a certeza absoluta que você é um pilantra comprometido com a entrega da CEUACA eu até poderia me comover com as suas lágrimas de crocodilo. Mas sei que tu é feito do mesmo material que os "Maluf", que os "Sarney's", que as "Yeda's", que os "Tarso's", que os "Palocci's"! Seu "vitimismo" serve para confundir e obscurecer o debate. A confusão serve a quem? E sua virulência contra mim denotam sua tentativa de desvaler meus argumentos (que você sabe que são fortíssimos e, por isso mesmo, lhe assombram porque você não pode respondê-los).

    Queremos as respostas aos nossos questionamentos: quando haverá assembleia pra esclarecimentos? Quem vai realizar a reforma da casa? Quando desentupirão a pia? Quando democratizarão as comissões internas? E tantas outras que ficaram sem respostas.

    É vão esperar uma resposta honesta de vocês "anônimos" da direção! Vocês nunca responderão nada... só aumentarão a truculência interna contra aqueles que vocês não "dominam", contra os "suspeitos"; e "bajularão" aqueles que lhes dão apoio.

    Para não dizer que não falei de flores: não respondi antes as baixarias que tu escreveu porque a semana que passou estive trabalhando... mas honestamente! Ganhando um salário arrochado, mas com o suor do meu rosto. Meu salário arrochado de professor do Estado não me permite comprar geladeiras e máquinas de lavar! Mas não fique com saudades! Eu sempre vou te responder... pode ser mais cedo ou mais tarde. Aliás, serei sempre a sua consciência que você não tem, a consciência que te assombra, que te apavora, uma vez que a sua "consciência" está na lata do lixo.

    ResponderExcluir
  25. Régis Rafael Hryçai9 de agosto de 2011 às 08:44

    Muitas acusações, pouco conhecimento, clássico da ignorância e temor. Porém, todos ainda lutam pelo mesmo ideal que é manter essa casa viva.

    Eu peço ao autor deste blog a reflexão sobre um possível "tiro pela culatra", visto que são tempos de muita cautela para os ceuacanos e ações precipitadas dessa forma podem, de fato, prejudicar a casa.

    Régis Rafael Hryçai.
    Morador conselheiro da CEUACA.

    ResponderExcluir
  26. A Aline entrou na casa esse ano e não sabe da missa a metade. Muita coisa já rolou, infelizmente.

    ResponderExcluir
  27. Que bom que a partir deste blog o site oficial da ceuaca voltou e ainda esta disponibilizando nos informes as datas de assembleias e reunioes!
    viva o blog!
    "MUDANÇA DE DATA DA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA
    A Diretoria da Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida, informa que na data de 18/08/2011 terá uma reunião com as partes envolvidas na reforna da CEUACA (DEAPE, CEUACA, Ministério Público), sendo assim, altera-se a data da Assembléia Ordinária para o dia 18/08/2011 no salão social, às 23:30hs, pois assim será possível informar todos os moradores das últimas movimentação neste contexto. Contamos com a presença de todos os moradores.

    Postado quinta-feira, 13 de agosto de 2011"

    ResponderExcluir