domingo, 7 de agosto de 2011

Na CEUACA a ditadura militar não acabou! 
Fortalecer a solidariedade externa!

            O movimento Aparício Cora Vive em defesa da CEUACA existe há menos de um mês e já é objeto de um encarniçado ódio da direção burocrática da casa e das forças governamentais e privadas que almejam controlá-la. O nosso manifesto sofreu os mais duros ataques dos atuais dirigentes da CEUACA, mas suas palavras infelizmente se confirmam a cada dia que passa.
            Os tribunais da santa inquisição e os porões do DOPS (órgão da ditadura militar) estão renascendo dentro da nossa casa com uma “nova cara”. Moradores estão sendo colocados contra a parede. Ameaças histéricas são ouvidas por todos os lados. Os simpatizantes e amigos do nosso movimento passam por um interrogatório que não deixa inveja aos delegados e militares dos anos de chumbo. Como a tortura física ainda não é legalizada, investem todas as suas energias na tortura psicológica. Muitos estrangeiros são intimidados pessoal e juridicamente. Muitos estudantes carentes – que não tem outra opção para morar – são chantageados pela burocracia estudantil dirigente.
            Esta repressão interna é um reflexo de nossas denúncias. Como não podem respondê-las e esclarecê-las, só lhes resta a violência, a confusão, os ataques morais. Junto com esta repressão foi lançado pela direção inúmeras calúnias contra o nosso movimento, além de novas “informações” que seriam pra esclarecer os moradores, mas que, na realidade, apenas aumentam a confusão e preparam as bases para entregar a casa. Sendo assim, exigimos da direção alguns esclarecimentos e a imediata mudança de postura:
- A direção e seus comparsas alegam que não se trata de entregar a casa para a iniciativa privada, mas apenas de uma reforma temporária; frente a isso exigimos que a direção apresente documentos que comprovem a reforma, o processo, o nome dos arquitetos, engenheiros responsáveis e registro no CREA, realizem uma assembleia de esclarecimentos para todos moradores da casa que conte com observadores da comunidade estudantil e dos movimentos sociais, com DCEs, DAs, grêmios estudantis, sindicatos, associações etc. Nesta assembleia a direção deve esclarecer aos moradores e a comunidade quando a reforma começa, quando ela acaba, onde e quando ocorrem as reuniões com os responsáveis por ela. É a possibilidade que a direção tem de mostrar a todos os moradores que realiza assembleias transparentes e amplamente convocadas (com no mínimo 48h de antecedência e, também, via e-mail). Colocamos este blog, que é acessado por todos os moradores, à disposição da sua convocatória.
- A direção diz que a casa está bem administrada e que o nosso movimento não apresenta nenhuma “proposta de melhoria”; que “bela administração” é essa que tranca a cozinha, o salão social, a sala de TV e deixa seus moradores sem acesso a esses espaços, que deixa os encanamentos da lavanderia entupida ao invés de organizar campanhas financeiras para comprarem máquinas de lavar? Se a direção realmente administra a casa em prol do bem comum – como dizem seus defensores - deve permitir o acesso aos espaços da casa, providenciar o  desentupimento imediato dos encanamentos e fomentar atividades para arrecadar dinheiro para comprarmos máquinas de lavar coletivas.
- Pela imediata retirada dos processos judiciais contra os estudantes estrangeiros! Defesa incondicional dos nossos irmãos estrangeiros! Contra o racismo a que a maioria deles estão submetidos.
- Pelo fim imediato das ameaças e da repressão interna aos moradores! Qualquer ameaça, agressão verbal e psicológica aos moradores serão denunciadas aqui e para todo o movimento estudantil e movimentos sociais.
- Pela imediata realização das exigências do nosso manifesto: fim das negociações de bastidores com o governo; democratização das coordenações internas; por assembleias amplas, melhor organizadas e convocadas com 48h de antecedência; contra os critérios excludentes de seleção de novos moradores.
            Se a direção da casa realizar todas estas exigências dará provas de que realmente “está preocupada com o bem coletivo” e que “cumpre o estatuto da CEUACA”. Caso contrário, todos aqueles que não são dirigentes e, hoje, defendem a direção, passam a ser seus cúmplices na entrega da casa ao domínio privado.


16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sr. anônimo da direção o seu questionamento é de um cinismo deprimente, mas é claro, você está cumprindo o seu papel de tentar confundir os eixos da discussão e a nossa tentativa de esclarecer o que se passa na casa. Você vomitou isso nos nossos ouvidos: "Como a direção e seus "comparsas" reprimem o movimento hipócrita promovido por este blog se ninguém sabe quem está por traz disso?". A direção e seus comparsas estão reprimindo todo e qualquer suspeito. Como não sabem quem são (uma vez que a truculência e a perseguição aumentariam descomunalmente, por isso a necessidade do anonimato) fazem ameaças abertas que servem à todos. Mesmo algumas pessoas que não estão envolvidas com o blog estão sofrendo as consequências da ditadura da direção. Lamentamos por isso, mas isso só demonstra a necessidade de tirar essa direção autoritária, burocrática, vendida da frente de nossa casa.

    Digamos que nesse seu argumento de ocasião você "não se puxou"; precisa se empenhar mais...

    ResponderExcluir
  4. "Anônimo", retornei!

    Que deprimente responder uma postagem tão baixa como a sua, "anônimo da direção"! Todo o seu palavrório, os seus xingamentos, os votos piedosos de "santinho do paoco" só denotam a sua ausência de razão, o seu rabo preso, a sua tentativa desesperada em entregar a casa. Poderia ter nos poupado de argumentos tão baixos. Mas no fundo eu entendo o seu desespero em não poder tirar este blog do ar e procurar desmoralizá-lo com toda a sua força! Nesse intento você só desmoraliza a si mesmo e a própria direção da casa, que está comprometida em entregá-la.

    Vamos tentar esclarecer as suas distorções (não por você, que merece só o nosso desprezo, mas pelos moradores honestos dessa casa):
    1) Ninguém quer a sua geladeira e sua máquina de lavar que foram compradas com dinheiro suspeito (casualmente às vésperas da entrega da casa). O que foi dito é que a direção desta casa (tão "preocupada com o bem comum e cheia de propostas para melhoramentos") deveria organizar CAMPANHAS FINANCEIRAS COLETIVAS para comprar MÁQUINAS DE LAVAR e GELADEIRAS COLETIVAS! A direção "tao preocupada com a casa", deveria imediatamente desentupir as pias da lavanderia. E porque não o faz? Isso você não respondeu e só tergiversou, ficou choramingando votos piedosos, se fazendo de vítima (ó céus, ó vida, eu sustento toda a casa com o meu suor enquanto esses "vagabundos ficam dormindo" - mas sobre a pia entupida não disse um único "ai" e sobre o lixo espalhado pelo chão também não).

    2) Até onde se sabe essa casa deve abrigar estudantes carentes (nacionais e/ou estrangeiros). Você que tem condições de construir uma suíte privada com todo o luxo e conforto, deveria ceder o lugar para os verdadeiros estudantes carentes. Porque não o faz? Será que é porque está preocupadíssimo com as transações em relação à entrega da casa? Ou ainda: será que é porque pra você a direção da casa se tornou um "negócio privado", um aparato que você usa ao seu bel prazer, pouco se importando com quem realmente depende da casa, chantageando-os e ameaçando-os (quando lhe questionam) e lhes bajulando (quando são "amigos")?

    Vagabundo e vadio é você "Sr. anônimo", interessado em enriquecer às custas da coletividade e posando de "bom moço trabalhador". Mas com todo o seu berreiro você simplesmente confessa a sua culpa no cartório. Na verdade quem paga os eletrodomésticos privados de vocês é a coletividade, que sustenta aquela casa, apesar de vocês, apesar da sua direção, que dirige a casa de cima pra baixo, como um rei absolutista que possui todo o conforto enquanto a plebe vegeta na miséria. Muitos moradores trabalham como podem e você bem sabe disso! Chamá-los de marginais é racismo, é a prova de uma decadência moral típica das classes opressoras, preocupadas com a concretização dos seus "negócios particulares". Marginal são vocês! Para ser mais preciso: são uma quadrilha, uma gangue, interessada em usar a casa como moeda de troca pros interesses escusos de vocês.

    3) Você diz "Cansei de trabalhar pela casa para vagabundos como tu! Cansei!". Cansou de quê? De mandar e desmandar? De ter que fingir que cumpre o estatuto que tu cobra de todo mundo? O melhor que você faz é ir embora mesmo, mas pra nunca mais voltar e pra bem longe. Mas alertamos aos demais que ninguém deve lhe dar ouvidos (e a maioria nem pode lhe dar ouvidos, porque não tem para onde ir)! Está tentando desocupar a casa com todas as suas forças e agora dá essa desculpinha desprezível de que "vai convencer os outros". Como pretende convencê-los? Com um processo judicial, uma faca ou um 38? Na verdade, você está intimando as pessoas a saírem, está obrigando na medida em que tranca a porta da cozinha, que não desentope a pia, que intimida os moradores. Esta é a tática de vocês e já está bastante claro para quem quiser ver.

    ResponderExcluir
  5. Como seus argumentos são de ocasião eles mudam conforme o "tempo e o vento" e não se sustentam. Ontem você era o campeão da "defesa das melhorias da casa". Hoje você é o "cansado", o "coitadinho", o "injustiçado". Se eu não tivesse a certeza absoluta que você é um pilantra comprometido com a entrega da CEUACA eu até poderia me comover com as suas lágrimas de crocodilo. Mas sei que tu é feito do mesmo material que os "Maluf", que os "Sarney's", que as "Yeda's", que os "Tarso's", que os "Palocci's"! Seu "vitimismo" serve para confundir e obscurecer o debate. A confusão serve a quem? E sua virulência contra mim denotam sua tentativa de desvaler meus argumentos (que você sabe que são fortíssimos e, por isso mesmo, lhe assombram porque você não pode respondê-los).

    Queremos as respostas aos nossos questionamentos: quando haverá assembleia pra esclarecimentos? Quem vai realizar a reforma da casa? Quando desentupirão a pia? Quando democratizarão as comissões internas? E tantas outras que ficaram sem respostas.

    É vão esperar uma resposta honesta de vocês "anônimos" da direção! Vocês nunca responderão nada... só aumentarão a truculência interna contra aqueles que vocês não "dominam", contra os "suspeitos"; e "bajularão" aqueles que lhes dão apoio.

    Para não dizer que não falei de flores: não respondi antes as baixarias que tu escreveu porque a semana que passou estive trabalhando... mas honestamente! Ganhando um salário arrochado, mas com o suor do meu rosto. Meu salário arrochado de professor do Estado não me permite comprar geladeiras e máquinas de lavar! Mas não fique com saudades! Eu sempre vou te responder... pode ser mais cedo ou mais tarde. Aliás, serei sempre a sua consciência que você não tem, a consciência que te assombra, que te apavora, uma vez que a sua "consciência" está na lata do lixo.

    ResponderExcluir
  6. Bem se vê a mentalidade da direção dessa Casa quando um de seus membros/simpatizantes atribui dificuldades financeiras a pura vagabundagem. Desconhece o duro que muita gente da Casa dá pra sobreviver com muito pouco da maneira que pode conciliando estudo e trabalho - ou quer mesmo confundir quem lê.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. E nesse exato momento está ocorrendo uma audiência de reintegração de posse, visando expulsar três estudantes africanos da casa. É, mas não ocorre racismo não, imagina!

    ResponderExcluir
  10. Sra. Anônima:
    A ação de reintegração de posse é contra 3 ex-moradores que ainda habitam irregularmente as dependencias da Casa, 2 deles que nem estudam mais, demitidos em assembléia, com voto da maioria e com amplo espaço para defesa, conforme previsto no estatuto desta instituição.
    Estes indivíduos além de não contribuirem com rateio ainda agregam despesas à Casa e o pior, estão tirando as vagas de outros estudantes que precisariam delas para poder estudar.
    Se isso for racismo para tí, creio que os seus conceitos estão equivocados.

    ResponderExcluir
  11. A história que eles contam é bem diferente. Ainda estudam e tentam pagar sim o rateio, que é recusado pela casa. E não houve "amplo espaço para defesa". E que despesas eles agregam? Que despesa distinta a que qualquer outro morador?
    E eles nao estao tirando a vaga de nenhum estudante, eles sao estudantes e precisam das vagas pra seguirem seus estudos.
    A história que eu conheço e a de estudantes que vieram do outro lado do oceano em busca de estudo pra poderem melhorar sua vida e seu país e que vem sendo vítimas de perseguição, tendo os direitos mais elementares, como comer, negados. Nao é segredo pra ninguem que já teve africano sendo escurraçado da cozinha comunitária, o único lugar onde essa pessoa poderia preparar sua comida.
    Além disso, pelo que me consta, a juiza discorda de ti.

    ResponderExcluir
  12. E se a preocupação é com vagas poderiam começar organizando um mutirão pra reformar os quartos atualmente desocupados e sem condições de uso na casa. Poderiam convidar os três estudantes alvos da ação pra participar do mutirão. Duvido que eles iriam se recusar a participar.

    ResponderExcluir
  13. Viva o movimento! Viva aos guerreiros que resistem a opressão! Pela abertura de concorrência de todos os quartos! Pelo fim das penelas do departamento interno, diretoria e conselho deliberativo! Pelo fim da burocratização de tudo! Abaixo ao conselho deliberativo corrupto e interesseiro!

    ResponderExcluir
  14. Agora eu que ver, os boca berta que so falam coisas legais, quero ver vocês participarem, falando coisas que até fica mal, do Francisco, ele nÃo só fala politica, ou melhor ele não fala politica....10/092011
    hei brother
    VENHA DIA 10/09/2011 A PARTIR 14:00, JOÃO DERLI
    ESTARA AQUI
    Riachuelo 1355, esquina, Borges

    OK!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Roubaram o banner da campanha solidária que está sendo organizada por moradores da CEUACA e externos para conseguir donativos pras familias carentes de prematuros do Hospital da PUCRS. E parece que foi gente da casa, hein!
    Puta merda!
    Que tipo de lixo faz uma coisa dessas?
    Viu Rudinei, taí a bela ajuda.
    A abertura foi bem legal, foi um pessoal da casa e tava tudo muito bom, mas tem gente que mora na CEUACA que além de nao saber o que é solidariedade ainda tenta destruir o trabalho sério dos outros.

    ResponderExcluir
  16. Mariana,
    O problema Mariana, é que a casa está tomada por ditadores que acham que mandam em todo mundo e querem expulsar os "inimigos" da casa.. e o pior é que ninguem consegue enxerguar isso!!!!!!!!! Estão todos cegos!!!! Mas, certamente, um dia alguém, além de mim, vai perceber isso...

    ResponderExcluir